Cataratas do iguaçu

Um conjunto de cerca de 275 quedas água no rio Iguaçu.

A palavra Iguaçu significa “água grande”, na etimologia tupi-guarani. O rio nasce próximo à Serra do Mar e deságua no rio Paraná. Formadas há aproximadamente 150 milhões de anos, as quedas isoladas variam de 150 a 300 – dependendo da vazão do rio –, formando uma frente única em tempo de cheia.

Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant). A disposição dos saltos – a maior parte deles voltados para o Brasil – proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do lado brasileiro. Após uma ampla curva e uma corredeira, o leito principal do rio, onde está a fronteira Brasil-Argentina, precipita-se em uma profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo.

O rio Iguaçu chega a medir 1.200 metros de largura acima das Cataratas, estreitando-se até 65 metros no cânion formado após as quedas. A extensão das Cataratas é de 800 metros no lado brasileiro e 1.900 metros no lado argentino, resultando numa largura total de 2.700 metros com formato semicircular. A vazão média do rio é de 1.500 m3/s, variando de 300 m3/s nas ocasiões de seca e de 6.500 m3/s nas cheias.

contato informações

ESCREVA-NOS OU CONTACTE-NOS em NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


    Todos os direitos reservados 2020


    × Como posso te ajudar?